Nossa História

Com o pé na estrada desde 2003

Pia Blanca (a prima que sem querer se transformou numa boneca), colaboradores de vários grupos de teatro e eu, Simone Viana, já há 8 anos reinventamos constantemente esse trabalho que denominamos Mágicas Pirilampos!, uma combinação de mágica com contação de história e teatro.

Entre uma brincadeira recreativa e outra, com crianças de ensino infantil e fundamental – atividade que desenvolvi durante os 10 anos que morei em Belim – foram surgindo as histórias sobre uma avó imaginária, como necessidade de ilustração de um ou outro truque que fui aprendendo ou inventando. Tudo muito improvisado. Uma festinha de aniversário, uma participação em uma escola e a ideia foi ganhando corpo: mágicas como necessidade dentro de uma história.

A combinação artística dos gêneros já incluía uma boneca quando recebemos o convite que marcou o fim de um começo. Nos apresentamos, em vários fins de semana de Setembro a Novembro de 2004, no maior parque temático fechado da Europa, Tropical Island. Depois disso a protagonista, que lá se chamava Morgana, teve muito o que fazer – apresentações em escolas e festas – antes de fazer as malas para voltar para casa.

De volta à terrinha

No Brasil desde 2008, Mágicas Pirilampos! vem conquistando um público muito carinhoso e receptivo.

Não posso deixar de citar o apoio que recebi, logo na chegada, do estimulador convite para participar do VIII Encontro de Culturas Tradicionais, na Chapada dos Veadeiros, enchendo assim de “raízes” nosso retorno.

Daí em diante não paramos mais. Procurando focalizar as escolas de ensino fundamental e infantil, tem ocupado, entretanto, espaços como a programação teatral do SESC e SESI; teatros e espaços culturais como o “Espaço Cultural CPFL”; e programações culturais de clubes e sindicatos em várias cidades dos arredores de Campinas, São Paulo, Sul de Minas e Vale do Ribeira. Sempre muito bem recebido.

Nosso repertório conta hoje com 5 peças disponíveis, sendo uma delas para bebês e uma para adultos em escolas (EJA), além de várias performances criadas para situações específicas em que o Grupo tomou parte.

Mágicas Pirilampos! é hoje um grupo de quatro pessoas que elaboram a própria dramaturgia, atuam como atores e contadores de história manipuladores e mágicos.

16 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Isabela
    abr 20, 2012 @ 07:34:36

    mtoo bom!Mágicas Pirilampos em minha escola!!

    Responder

  2. Milena salvador
    out 18, 2012 @ 07:04:32

    Bom dia..vc faz apresentação em festas infantins?

    Responder

    • magicaspirilampos
      out 18, 2012 @ 16:50:26

      Bom dia Milena.
      Tenho uma versão da peça o “Aniversário Mágico de Nana Buh!” para aniversários. Esta adaptação dura entre 30 a 40 minutos (a versão original tem 60 minutos) e a família toda participa. É bem delicada e divertida.

      Obrigada pelo interesse e até mais.

      Simone

      Responder

    • Eliane Maria Dias
      fev 14, 2017 @ 15:05:24

      Boa tarde, Pessoal. Eu sou uma professora que atua com alunos de altas habilidades/ superdotação .E tenho uma aluno que é apaixonado em mágicas. Ele quer ser um mágico famoso. No momento ele tem se apresentado nas festinhas infantis que sua mãe faz o buffet. Ele tem doze anos e bastante determinação. Nos somos de Poços de Caldas. Como não conheço ninguém neste ramo, e achei o nome do grupo de vocês muito sugestivo resolvi pedir um help p vocês. Desde Já obrigada. Eliane Maria Dias – Poços de Caldas-MG.

      Responder

      • magicaspirilampos
        fev 14, 2017 @ 15:26:14

        Olá Eliane, que bom receber sua mensagem.
        Interessante saber sobre o seu aluno. Já estivemos várias vezes em Poços de Caldas, mas já faz um tempo que não visitamos sua cidade. Somos de Campinas.
        Estou pensando em como colaborar com você e com o aluno. Me passe seu e-mail que lhe escreverei assim que tiver uma boa ideia. Nosso endereço é magicaspirilampos@gmail.com

  3. João Paulo de Figueiredo
    jul 27, 2013 @ 19:27:57

    Beleza , simplicidade e profissionalismo!Parabens Simone!

    Responder

  4. bárbara maumesso
    ago 22, 2013 @ 21:49:43

    Quero a Nana Buh na festa de aniversário dos meus pequenos, alegrando nossa festa tb…topa??? =)

    Responder

  5. Evellyn Nayara
    ago 25, 2013 @ 00:35:55

    eu amei muito a apresentação na Minha Escola no Dom João Nery eu amei a Nana Buh *—* e ela e linda também ^^

    Responder

  6. Robinson Quartaroli
    nov 25, 2013 @ 15:29:55

    Bem estive hoje assistindo ao espetáculo Esconde-esconde com a mamãe e fiquei encantado, com a estória, com o cenário, o figurino, a trilha sonora, tudo foi mágico. Estive com minha filha, Manuela de 1 ano e 11 meses, ela esteve o tempo todo atenta a apresentação, interagindo com a história, e brincou muito.
    Parabéns aos criadores, artistas, músicos etc. Muito legal!!

    Responder

  7. Silvia
    jul 19, 2014 @ 09:09:49

    Olá Simone, gostaria muito de saber o valor de sua apresentação, para ver se é possível presentear nossa filha que vai fazer 9 anos.
    Aguardo contato, um telefone para conversarmos.
    Grata Silvia

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: